Dorival utilizará Matheus Pereira contra o Peru? Veja o que disse o técnico da Seleção

A Seleção Brasileira entra em campo na noite desta terça-feira (15), às 21h30, para enfrentar o Peru, no Estádio Mané Garrincha, pela décima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Além da expectativa por melhores resultados na disputa, a presença de um jogador também gera curiosidade na torcida: a do meia Matheus Pereira, do Cruzeiro.
Matheus Pereira, de 28 anos, foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira na vaga de Lucas Paquetá, suspenso. O camisa 10 da Raposa faz grande temporada e tem nove gols e 13 assistências pelo time celeste no ano de 2024.
Além do bom futebol apresentado por seu clube, Pereira ganha pontos por ser um meia-armador clássico, ou “playmaker”, algo que tem faltado na Seleção Brasileira desde que Neymar passou a sofrer com problemas físicos.
Apesar da expectativa para a utilização do jogador, o treinador Dorival Júnior preferiu não adiantar se Matheus, que utilizará a camisa 8 da Amarelinha, ganhará minutos na partida de logo mais.
— Pode ser que (o Matheus Pereira) tenha, sim, uma oportunidade. É difícil nós programarmos alguma coisa, até porque às vezes acontecem fatos dentro de uma partida que você tem que alterar aquilo que você tenha inicialmente imaginado.
Mas é um jogador que aqui está não por um acaso, e sim pela capacidade que já demonstrou. E tem condições de poder entrar a qualquer instante — ponderou o treinador do Brasil.
Dorival ainda avaliou o jogador e destacou algumas qualidades que pôde observar nos poucos treinos em que Pereira participou.
— Eu acho que tudo é questão de tempo, da mesma forma. Tivemos ontem o primeiro contato com o Matheus na realidade. No dia anterior um pouco menos, até porque ontem estávamos com a equipe reunida. O Matheus voltou a demonstrar as suas qualidades.
É um jogador que tem inteligência de movimentos, ocupa bem espaços, joga de primeira pela função, em alguns momentos carrega para cima provocando a última linha adversária. É um jogador interessante, com capacidade, com qualidade — elogiou Dorival.
Não é só Matheus Pereira que deve ter chances com Dorival
Dorival Júnior comentou, também, sobre a busca por destaques do Campeonato Brasileiro. Segundo ele, não só Matheus Pereira, mas todos os atletas da competição que mostrarem um bom futebol estarão sendo observados pela comissão técnica da Seleção.
— Todos aqueles que vêm nos mostrando coisas positivas no Campeonato Brasileiro, em algum momento, estamos procurando observá-los mais de perto, dando uma oportunidade. É por isso que eu falei que esse processo é muito complicado, em você renovar e gerar resultados.
A necessidade é muito grande pelo momento que nós estamos, pela posição que nós estamos na tabela de classificação, e ao mesmo tempo tendo que encontrar um equilíbrio para uma equipe que é cobrada em todos os aspectos, em todos os sentidos — desabafou Dorival.
O treinador do Brasil ainda apontou as dificuldades de se renovar a equipe nacional apostando em jogadores jovens, ainda sem experiência em seleções.
— E com tudo isso ainda (estamos) proporcionando a alguns jovens um primeiro momento, uma primeira oportunidade. Eu acho que esse trabalho tem que continuar dessa maneira, até porque nós temos o momento atual dentro das necessidades e temos aquilo que planejamos para um futuro próximo.
Temos que olhar lá na frente, antes de confirmarmos aqui atrás? Não, é natural que não. Mas dentro do possível, está sendo feito com calma, com tranquilidade, tentando observar a maioria desses jogadores — explicou o treinador da Seleção Brasileira, que vive pressão no cargo.