Se você tivesse que escolher entre Manchester City ou Barcelona para usar como definição para time grande, qual deles você escolheria? Com passagem pelas duas equipes, o goleiro chileno Claudio Bravo já tem a sua opinião.
Sem clube desde a saída do Betis, e com passagens pelo time catalão de 2014 a 2016, Bravo definiu Barcelona como “gigantesco a nível global”, mas que “funciona como um time pequeno”. A forte declaração foi dita em entrevista recente do goleiro.
‘Digo sempre isso: o Barça funciona como uma equipa pequena. É gigantesco em todo o mundo, um dos maiores da mídia em termos de popularidade, mas internamente é muito pequeno. Você vê sempre os mesmos rostos, poucas pessoas: jogadores, estafe, três ou quatro seguranças, o cozinheiro e só’, revelou o goleiro
As palavras de Bravo comparava a estrutura de Barcelona e Manchester, últimos dois clubes onde o goleiro esteve antes de assinar com o Betis.
O Manchester City, por outro lado…
Antes de deixar o Barcelona, porém, o goleiro foi um dos responsáveis pelo último título europeu do clube, a Champions League da temporada 2014/15. Quando saiu do Barcelona rumo ao Manchester City, em 2016, Claudio Bravo se surpreendeu com o tamanho do clube de Manchester.
Chegando em Manchester, ficou outras três temporadas, de agosto de 2016 a agosto de 2020, quando deixou a Inglaterra para assinar com o Betis, equipe que defendeu em 74 jogos nos últimos quatro anos.
Durante entrevista, Bravo explicou a comparação do Barcelona com o Manchester City diz respeito a questões de estrutura. Principal equipe do Grupo City, que também tem o Bahia, o time de Manchester tem uma das melhores estruturas do futebol mundial, que vai desde os profissionais ao Etihad Stadium.
Bravo destaca que no City, a única preocupação quem um jogador tem é entrar em campo. Todos os outros “detalhes” que podem fazer a diferença entre vence ou não, é por conta da equipe. O que se vê no time inglês é difícil de encontrar.
— Por outro lado, você vai para o Manchester City e é um clube gigantesco internamente, gigantesco. O seu nível de recursos é ilimitado. Não economizam para que o jogador se desenvolva da melhor forma possível e para que não lhe falte absolutamente nada.
Sem clube desde o fim da temporada 2023/24, quando deixou o Betis, Claudio Bravo, descartou uma aposentadoria — ao menos por enquanto.
O goleiro de 41 anos ainda aguarda a possibilidade de seguir atuando no futebol europeu, mas um retorno ao Chile, onde marcou época no Colo-Colo, ainda não está fora dos planos.
Veja parte da entrevista de Claudio Bravo: