Em sua melhor temporada, Tuta compara Brasileirão com Bundesliga: ‘Evolução do futebol’

O Eintracht Frankfurt se consolidou como uma das principais forças da Alemanha atrás dos gigantes Bayern de Munique e Borussia Dortmund nos últimos anos. Venceu a Liga Europa em 2022, jogou a Champions League e na temporada atual terminou em terceiro na Bundesliga, sua melhor campanha desde 1992/93.
Em um exercício de imaginação, esse time seria competitivo se disputasse o Brasileirão? Para um brasileiro, não há dúvidas que brigaria pelo título.
O zagueiro Tuta, ex-São Paulo e alvo recente de Flamengo, Palmeiras e Botafogo, cravou que o time que defende desde 2019 lutaria pelo topo no Brasil em entrevista exclusiva via videoconferência à Trivela. Para o defensor, a intensidade dita o futebol atualmente e, por isso, as Águias poderiam se colocar entre os melhores do país.
— O futebol brasileiro é tem muita qualidade, muito jogador técnico. Aqui também temos muitos atletas técnicos, mas acho que o ritmo e a intensidade são diferentes. O Frankfurt poderia, sim, brigar por um título no Brasileirão, pela intensidade, ritmo de jogo que a gente coloca e até pela técnica. Hoje em dia, nossa equipe busca jogar, tem a proposta de propor o jogo, manter a posse de bola e atacar, pressionar o adversário, então acho que a gente chegaria muito longe.
— O Brasileirão é muito competitivo, a Bundesliga também. Não importa se joga contra o Bayern, que é a equipe de elite, o último colocado ou alguma equipe que vem na segunda divisão, é sempre um jogo muito intenso. No meu ponto de vista, a intensidade dita muito o ritmo e o estilo do futebol hoje em dia, é a evolução do futebol. E acho que essa é a grande diferença do futebol brasileiro com o alemão — completou.
Outra comparação entre Brasil e Alemanha feita pelo jogador de 25 anos fez foi sobre as torcidas, as considerando muito próximas pela forma apaixonada de torcer. Ele tem essa experiência todo final de semana, visto que os torcedores do Frankfurt são conhecidos por serem um dos mais quentes do futebol alemão, marcados por terem “invadido” o Camp Nou nas quartas de final da Liga Europa de 2022.
— [As torcidas brasileira e alemã] Acho muito semelhantes. A paixão que cada torcedor tem pela sua equipe é muito parecida. E a do Frankfurt, para mim, é a mais bonita da Alemanha, uma torcida alucinante, porque se a gente olhar para trás e ver o que eles fizeram na Europa League, em todos os jogos estava enchendo o estádio, não somente em casa, fora de casa também, sempre dando show. Historicamente o jogo contra o Barcelona é algo muito legal, então é uma torcida sensacional.
Talvez a imagem mais emblemática daquela partida. Um torcedor do Barcelona cercado por vários torcedores do Eintracht, dentro da “sua casa”.
Um dos acontecimentos mais impressionantes – se não *o* mais impressionante – no que se refere à torcida em 2022, sem dúvidas. pic.twitter.com/58fTirhonc
— O Canto das Torcidas (@OCantoOficial) December 17, 2022
Tuta vê ele e Frankfurt melhor agora do que quando campeão da Liga Europa
O título europeu de três anos atrás, superando no mata-mata, além do Barça, Betis, West Ham e Rangers, tem um sabor especial para o zagueiro brasileiro e ao clube também, derrubando um tabu de mais de quatro décadas sem sucesso no cenário da Europa.
Tuta, no entanto, avalia a temporada atual como superior coletivamente pela regularidade na Bundesliga, o que não aconteceu em 2022 (terminaram em 11º).
— [Esta temporada] É um feito muito grande para o Frankfurt, que vem em grandíssima evolução nos últimos cinco, seis anos. Hoje estamos vivendo um grande momento, historicamente a melhor temporada do Frankfurt [em pontos na Bundesliga]. Essa classificação para Champions pela liga é um feito inédito, então é uma grande fase — explicou.
Não só em aspectos coletivos, o ex-São Paulo se vê melhor individualmente agora do que em 2022. Foram 44 partidas do polivalente zagueiro, também capaz de jogar de volante ou lateral-direito, sendo 40 como titular e ajudando o time a passar 12 jogos sem sofrer gols.
— Foi a minha melhor temporada porque consegui me manter mais em um nível alto. A temporada da Europa League também foi muito boa, acho que estava num estilo diferente por conta do treinador [Oliver Glasner, hoje no Crystal Palace] que gostava e exigia muito mais agressividade nessa parte defensiva. Acredito muito que 2022 foi de muito aprendizado para mim, mas, em nível técnico e tático, a temporada que acabou foi a melhor — analisou.
Tuta no elenco do Frankfurt na Bundesliga 2024/25:
- 1º em média de interceptações (1,3)
- 4º em desarmes (1,5)
- 3º em cortes (4,5)
- 3º em passes certos (41,9, taxa de acerto de 88%)
- 3º em bolas longas (2,1, acerto de 44%)
Fonte: “SofaScore”
– – ↓ Continua após o recado ↓ – –
Zagueiro brasileiro entra para história do Frankfurt entre não-alemães
Com o fim do campeonato, ele acabou de completar 187 jogos em cinco temporadas pelo clube, se tornando o quinto atleta não-alemão com mais partidas na história do Eintracht. Marca alcançada por um jogador que chegou como um garoto de 19 anos na Alemanha, sem sequer estrear pelo profissional no Brasil.
𝟭𝟴𝟳 𝗷𝗼𝗴𝗼𝘀 𝗲𝗺 𝟱 𝘁𝗲𝗺𝗽𝗼𝗿𝗮𝗱𝗮𝘀 🌟🇧🇷
Quinto jogador não-alemão com mais jogos na história do Eintracht Frankfurt! 💪
Tuta já é uma lenda do nosso clube! ❤️#SGE pic.twitter.com/yjhEIV0Ics
— Eintracht Frankfurt (@Eintracht_por) May 26, 2025
A consolidação dele no Frankfurt vem de vez em 2021, quando tinha acabado de fazer sua primeira temporada completa no clube alemão ao somar 20 jogos. Ele também acumulou um ano de experiência por empréstimo no Kortrijk, da Bélgica, entre 2019 e 2020.
A partir daí, o jogador firmou sua presença como um pilar do time. Por quatro temporadas seguidas, soma 38 partidas ou mais, superando o frio e a cultura diferente, consideradas por ele os principais desafios no começo.
— O que me ajudou muito na adaptação foi sempre ser um cara tranquilo, paciente e sempre escutar e trabalhar, principalmente nos treinos durante a semana. Acredito que o mais importante é você estar bem física e mentalmente. Tudo isso, fazer um bom trabalho no dia a dia, o faz ganhar a confiança do treinador, de todo o staff e do clube e no jogo as coisas vão acontecendo de uma forma natural — explicou.
Alvo de times europeus e brasileiros, Tuta, se continuar no Frankfurt para próxima temporada, disputará a segunda Champions League. Em 2023, após avançar em segundo na fase de grupos, a equipe caiu nas oitavas de final para o Napoli.