O motivo que mantém a fé do Benfica no título português mesmo após empate com líder Sporting

A “final” do Campeonato Português deste sábado (10), pela penúltima rodada, terminou sem campeão e deixou o caminho aberto para o título do Sporting. Isso porque o Benfica, no Estádio da Luz, precisou correr atrás após sair do placar e só conseguiu empatar a partida, 1 a 1.
Neste cenário, o lado verde e branco de Lisboa continua na liderança, mesmo ambos tendo 79 pontos, pois venceu o duelo do primeiro turno, 1 a 0, e o critério de desempate é justamente o confronto direto. Com isso, os Leões só dependem de si para serem bicampeões consecutivos na última rodada. Para não depender do rival, precisam vencer o Vitória de Guimarães no José Alvalade. Ou, mais simples, repetir o que acontecer no duelo entre os Encarnados e o Braga, na casa do último.
A esperança do time vermelho, porém, não está morta e há um motivo para isso: um incentivo especial do próximo adversário do Sporting.
Sporting de Rui Borges enfrenta o “abandonado” Vitória de Guimarães
Líder praticamente desde o começo da Liga Portugal, os Leões tiveram que passar por mudanças no meio da temporada. Ruben Amorim deixou o time em novembro rumo ao Manchester United, João Pereira assumiu e só durou oito jogos em um mês, sendo demitido para chegada de Rui Borges, que teve que abandonar o Vitória de Guimarães antes da virada do ano.
Agora, ele reencontra o ex-clube pela segunda vez na temporada, sendo justamente na partida que pode definir seu primeiro título português. Na coletiva após o clássico de hoje, o treinador vê que pode existir um incentivo maior dos jogadores do Vitória vencerem o jogo, sendo que alguns deles até forçaram cartões amarelos para não correr o risco de ficarem suspensos na partida decisiva.
— Acredito que sim [terão pessoas no Vitória que querem tirar o título dele], porque de alguma forma até os torcedores ficaram magoados, uma parte deles, pelo Rui Borges sair no meio da temporada. Levo isso para o lado positivo, para o lado que tinham um carinho grande pelo treinador e não queriam ver sair. Vi jogadores do Vitória levando o quinto amarelo para não jogarem neste jogo [na penúltima rodada contra o Farense] e jogarem contra o Sporting, por isso, acima de tudo olho para a vitória.
Inclusive, não apenas pela vingança, mas o Vitória realmente pode ter que ser obrigado a vencer na rodada final. Isso porque estão em quinto, local de vaga na próxima Conference League, com 54 pontos, mesmo número do Santa Clara, logo atrás na tabela. No entanto, caso vençam o Farense, neste domingo (11), garantem sua vaga.
Rui Borges já reencontrou seu ex-time logo no segundo jogo pelo Sporting, em janeiro deste ano. Na ocasião, visitando o Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, foi hostilizado, vaiado e pode-se ver faixas contra ele: “Num dia só Vitória, no outro um traidor“, dizia uma das manifestações contra o técnico.
— Foi um pouco estranho [visitar o ex-time] […] nunca disse ao presidente que queria sair. Quando fui abordado [pelo Sporting], quando soube da proposta, disse para falar com o Vitória e nunca pedi para sair. O Rui Borges sai do Vitória e deixa quatro milhões no clube. Não entendo tanto ódio. É a vida. Sinto um carinho enorme pelo Vitória, pelos fãs, por todo mundo do Vitória. Dei muito a ganhar ao Vitória: esportiva e financeiramente, tenho consciência disso. Vou gostar do Vitória para sempre. Faz parte, triste por este ódio — desabafou em 3 de janeiro após empate de 4 a 4.
Rui Borges e o regresso a Guimarães:
🎙️ “Vou ser verdadeiro, foi estranho. Não percebo, mas é para o lado que durmo melhor, o porquê da tristeza. Jamais disse ao presidente que queria sair do Vitória. Quando fui abordado disse que tinham de falar com o Vitória e quando o… pic.twitter.com/7SMG8vW1LM
— Diário de Transferências (@DTransferencias) January 4, 2025
– – ↓ Continua após o recado ↓ – –
Benfica também terá duelo complicado
Fora de casa, os Encarnados, precisando vencer e o rival empatar ou perder, sabem que não terão vida fácil. O Braga é o quarto colocado do Campeonato Português e luta com o Porto por uma vaga direta à Liga Europa da próxima temporada. Em 16 jogos como mandante na liga, os Braguistas só perderam três vezes.
Para vencer, o Benfica espera outro bom jogo de Aktürkoglu e Pavlidis, responsáveis pelo gol solitário de hoje, e que Bruno Lage, ex-Botafogo, consiga transformar o time como fez desde que chegou, tirando uma vantagem de cinco pontos do líder até a igualdade atual.
Todos os jogos da última rodada da Liga Portugal acontecem no próximo sábado (17), às 11h30 (horário de Brasília).