Além de tentar recuperar a sua forma física, De Gea terá pela frente um desafio mental que talvez nunca teve durante toda a sua carreira no campo.
Nomeado como um dos melhores goleiros da sua geração, o espanhol já passou por situações de muita pressão no Manchester United, e soube lidar bem com todas elas.
No entanto, após mais de um ano longe dos gramados, sua retomada ao futebol pode exigir muito mais do que o peso de defender uma grande equipe do futebol europeu.
Embora a Fiorentina não desponte como uma das favoritas para a briga entre os seis primeiros da Serie A italiana, De Gea precisa justificar o seu investimento em um prazo de 12 meses.
Sem muito tempo para provar o seu valor no elenco, que agora será comandado pelo treinador Raffaele Palladino, a força mental também desempenhará um papel decisivo em sua retomada.
A apresentação de Moise Kean na Fiorentina 🫥
O atacante de 24 anos surgiu como grande promessa do futebol italiano, mas sua carreira não andou como o esperado ainda…
Após zero gols na última temporada, a primeira impressão não foi das melhores ❌
🎥 @Flavio_Ognissan pic.twitter.com/lh52zUQmyF
— Trivela (@trivela) July 12, 2024
3. A competição interna no elenco da Fiorentina
Embora chegue como uma das contratações de destaque da Fiorentina para a temporada 2024/25, De Gea não tem a garantia de que será titular absoluto em La Viola.
Na última temporada, Pietro Terracciano foi titular em 33 partidas da Serie A Italiana e terminou 8 partidas sem levar gols – o sétimo goleiro com mais clean sheets na temporada local.
Com a chegada de um novo técnico à equipe italiana, De Gea tem a oportunidade de provar o seu valor nos primeiros jogos da temporada e, quem sabe, assumir a titularidade.
No entanto, com uma agenda de jogos cheia em 2023/2024, incluindo as partidas da Conference League, o espanhol pode começar o ano revezando a posição com Terracciano.
O atual goleiro titular também não é tão mais novo — já está com 34 anos de idade.
Fiorentina e De Gea: uma combinação que pode dar bons resultados
Ao trazer De Gea, a Fiorentina assume os riscos de uma contratação que pode não dar certo, ciente de que o jogador precisará de um período de adaptação.
Diante desse cenário, um retorno às competições de alto nível exigirá de De Gea uma rápida readaptação à pressão, à velocidade do jogo e aos desafios dentro do próprio clube.