Notícias do Esporte

Título do Napoli com assinatura de novo ídolo mostra como tudo está errado no Manchester United

O Napoli é campeão italiano pela quarta vez em sua história. Um título que coroou um dos melhores trabalhos de Antonio Conte na carreira e representou o surgimento de um novo ídolo em Nápoles: Scott McTominay.

Autor do gol (e que belo gol diga-se) que abriu o caminho para vitória diante do Cagliari, que frustrou a Internazionale e confirmou o Scudetto napolitano, o volante escocês é a prova viva de que o Manchester United, hoje, é um clube sem rumo.

O crescimento do camisa 8 no sul da Itália não somente destaca sua capacidade muitas vezes subestimada, bem como também expõe falhas estruturais e decisórias em Old Trafford, onde chegou com cinco anos de idade.

Após anos de críticas e uso irregular no United, McTominay foi vendido por 25 milhões de libras em agosto do ano passado e encontrou em Conte um técnico que soube extrair o melhor de seu perfil físico, intensidade e chegada como elemento surpresa à área.

No Napoli, ele foi reinventado como uma espécie de meio-campista “box-to-box”, contribuindo com gols, equilíbrio e liderança. Tornou-se símbolo da garra napolitana na campanha do título e, de quebra, escancarou o subaproveitamento de atletas, os erros de avaliação técnica e a ausência de identidade de jogo do clube de Manchester nas últimas temporadas.

— Ele se sente mais completo e experiente e está chegando a um estágio crucial em sua carreira, onde precisa decidir sua direção. Ele nunca teve um papel principal no Manchester United, enquanto aqui nós lhe demos um — disse Conte sobre McTominay em entrevista concedida no início de maio.

Números de McTominay pelo Napoli na temporada:

  • 36 jogos
  • 13 gols
  • 4 assistências

Euforia, tensão e um roteiro de reviravoltas: Como foi a vitória (e título) do Napoli

A festa promovida pela torcida no pré-jogo e na entrada do Napoli em campo deu lugar à tensão a partir do momento que a bola começou a rolar. Enquanto o time da casa não balançasse as redes, os mais de 50 mil presentes no Diego Armando Maradona não ficariam tranquilos. E essa inquietação aumentou com o gol de De Vrij — a Inter vencia o Como e conquistava o Scudetto com o empate em Nápoles.

Foi um bom primeiro tempo do Napoli, de protagonismo com a bola, pressão para cima do adversário e boas oportunidades construídas. O gol, porém, teimava em não sair. Sherri, goleiro reserva do Cagliari, parou Gilmour, Lukaku, Rrhamani e Spinazzola, mas não evitou a pintura de McTominay. Aos 41′, ao receber belo cruzamento de Politano, o escocês emendou lindo voleio, colocou os napolitanos na frente e desafogou o estádio.

No início do segundo tempo, Lukaku sacramentou a vitória. O atacante belga recebeu lançamento longo, bateu Yerry Mina na base da força física, deu caneta no zagueiro colombiano e tocou na saída de Sherri.

A comemoração de Lukaku com os companheiros (Foto: Imago)

– – Continua após o recado – –

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Lista atualizada dos maiores campeões italianos

  • Juventus — 36 títulos
  • Internazionale — 20 títulos
  • Milan — 19 títulos
  • Genoa — 9 títulos
  • Pro Vercelli — 7 títulos
  • Bologna — 7 títulos
  • Torino — 7 títulos
  • Napoli — 4 títulos
  • Roma — 3 títulos
  • Lazio — 2 títulos
  • Fiorentina — 2 títulos

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo