Nada melhor do que vencer um clássico para colocar as coisas de volta ao prumo após uma eliminação dolorosa. O São Paulo, que foi desclassificado da Libertadores na última quarta-feira (25), viveu isso na pele ao vencer o Corinthians neste domingo (29), pelo Campeonato Brasileiro, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
E o triunfo são-paulino teve grande contribuição do próprio Timão, que perdeu dois jogadores por expulsão que influenciaram diretamente no placar da partida.
O primeiro foi o lateral-direito Fagner, capitão da equipe alvinegra, que nos acréscimos da etapa inicial errou o tempo de bola e acertou o tornozelo de Jonathan Calleri, cometendo pênalti. Diferentemente da última quarta, Lucas converteu.
Já aos 17 minutos do segundo tempo, o zagueiro André Ramalho acertou uma cotovelada no rosto de Luciano e também recebeu o cartão vermelho, o que abriu espaço para o São Paulo ampliar o placar com o Arboleda.
Atrás do placar e com dois atletas a menos em campo, o Timão não se entregou e ainda buscou o empate com Yuri Alberto, próximo aos minutos finais.
No entanto, o gol corintiano não foi suficiente para que a equipe alvinegra evitasse a derrota. Nos acréscimos, o Tricolor ainda aproveitou o desespero corintiano em buscar o empate para marcar o terceiro, com André Silva, em um contra-ataque.
Vitória do São Paulo afasta pressão a Zubeldía e inicia ‘projeto G4’
A eliminação do Tricolor na Libertadores foi a segunda no intervalo de um mês. Antes, a equipe do MorumBIS já havia sido derrotada nas quartas de final para o Atlético-MG.
A falta de sucesso nas competições mata-mata abriu margem para questionamentos ao trabalho do técnico Luis Zubeldía.
Muito embora a possibilidade de demissão do treinador não fosse trabalhada internamente, independentemente do placar no Majestoso, o clássico era tido como fundamental para uma avaliação da direção são-paulina em relação ao trabalho do profissional — principalmente em relação à continuidade do argentino na próxima temporada.
Assim, o triunfo contra o Corinthians permitirá dias mais tranquilos a Zubeldía no São Paulo.
Triunfo no clássico foi primeiro passo do São Paulo em busca do G4
Após a eliminação na Libertadores, para o Botafogo, o treinador chegou a falar sobre brigar pelo título brasileiro.
O objetivo mais realista, no entanto, é ficar entre os quatro primeiros no Brasileirão, o que garantiria o São Paulo na fase de grupos da competição continental em 2025.
Inclusive, a vitória sobre o Corinthians colocou o Tricolor na quarta colocação do Campeonato Brasileiro, com 47 pontos, ultrapassando momentaneamente o Flamengo.
A equipe carioca, no entanto, entra em campo neste domingo (29), contra o Athletico-PR, no Maracanã. Fora que ainda tem outro jogo a menos em relação aos adversários.
Para a liderança do Brasileirão, que atualmente é ocupada pelo Botafogo, a distância do São Paulo é de 10 pontos.
Tabela ajuda o Corinthians, mas fantasma do rebaixamento segue rondando
Do lado corintiano, no entanto, a briga no Campeonato Brasileiro é na parte baixa da tabela.
Um triunfo no Majestoso poderia tirar o Timão da zona de rebaixamento. É a oitava rodada seguida da equipe alvinegra entre os quatro últimos colocados na tabela e a 18ª contando a competição inteira.
A derrota do Fluminense para o Atlético-GO, no entanto, ajudou o Corinthians. A equipe carioca é uma das equipes que disputam diretamente com o Timão para fugir do descenso.